Cidade do Panamá - Mais do que uma conexão
NOSSAS VIAGENS
¿Hola que tal?
Para muitos a Cidade Panamá é apenas um ponto de passagem de um país para o outro, mas para nós, se tornou um destino fascinante.


Nós já tínhamos passado pela Cidade do Panamá em uma conexão anterior, mas foi corrido e não conseguimos conhecê-la. Dessa vez, nada de correria. Queríamos conhecer os pontos turísticos principais, por isso incluímos a Cidade do Panamá no nosso roteiro pelo país. (De lá, fomos para o arquipélago de San Blas, clique aqui para ler como foi.)
Uma das coisas que nos impressionou logo de cara foi a quantidade de arranha céus. Os prédios extremamente altos e com designs bem criativos chamaram nossa atenção a todo momento. Ao mesmo tempo, o centro histórico, chamado de Casco Viejo, é bem preservado. Um centrinho gracioso, de paralelepípedo, com muitas praças e construções antigas restauradas. Foi aqui que nós tomamos o melhor sorvete de doce de leite da nossa vida. O nome da sorveteria é Ice Cream Shop of Granclement. Quando estiver por aqui, não deixe de ir.






Para nos locomover na cidade, utilizamos transporte público do aeroporto ao centro e transporte por aplicativo nos pontos turísticos. O Uber funciona bem na região com preços bem acessíveis. Como o trânsito por aqui é intenso, preferimos usar o Uber para agilizar nosso dia. Ambos os transportes nos atenderam bem e foram fáceis de usar.
A moeda local no Panamá se chama balboa, mas ela só existe em forma de moedas para pequenos trocos, na prática é o dólar americano que circula por aqui. E a língua falada é o espanhol (mas eles entendem um bom portunhol).
Ficamos hospedados na região da Cinta Costeira, uma área pública construída às margens da Baía do Panamá. É um local maravilhoso, com muito verde, ciclovias e campos esportivos. Foi uma delícia caminhar por ali e apreciar a vista. Uma pena não termos conseguido alugar uma bicicleta, seria ótimo poder desbravar aquela orla sob duas rodas.






O Canal do Panamá era o passeio mais aguardado da nossa visita a cidade, e ele superou nossas expectativas. Essa engenharia humana possui cerca de oitenta e dois quilômetros de extensão, e corta todo o país, ligando o oceano Pacífico ao oceano Atlântico. Para atravessá-lo, um navio leva entre seis a oito horas. Parece muito? Se o canal do Panamá não existisse, a viagem de navio aumentaria cerca de trinta dias a mais!
As Comportas de Miraflores é o ponto mais próximo da cidade para observar a passagem dos navios. E apesar de ficar aberto durante o dia, os melhores horários para se visitar são até as 10h e a partir das 14h. Isso porque são nesses horários que os navios passam por ali. Fomos na parte da tarde, e tivemos a oportunidade de ver um navio enorme passando. Foi incrível!
O ingresso para visitação custa 18 dólares, e ele inclui o acesso ao mirante e a um filme em 3D que conta sobre a história da construção do Canal e seu funcionamento. O filme foi essencial para entendermos a grandiosidade dessa obra, e como é incrível a inteligência do ser humano de ter criado algo tão grandioso há mais de cem anos atrás!






Dica extra: Você não precisa contratar um passeio privativo para ir até as comportas de Miraflores. Você pode chegar até lá de transporte público, táxi ou uber. Os ingressos são comprados no local, e o passeio é auto explicativo. Mas lembre-se de dar uma olhada no site oficial (https://visitcanaldepanama.com/es/sitios-de-interes/centro-de-visitantes-de-miraflores/) para confirmar os horários que os navios estão passando por lá. Se estiver planejando um bate-volta até lá, lembre-se de considerar o tempo: do aeroporto até as comportas de miraflores levam em média 3 horas ida e volta (mas deixe uma folguinha para os imprevistos do trânsito e possíveis engarrafamentos) e a visitação leva de 2 a 3 horas.
Nossa opinião: Tudo que vivemos e conhecemos na cidade do Panamá foi feito em apenas um dia e foi o suficiente para conhecermos os pontos principais, e nos encantamos pela maravilha da engenharia do Canal do Panamá. Vale muito a pena conhecer o Panamá, seja por alguns dias ou apenas por uma longa conexão.
Gracias por todo!