Indonésia: Um paraíso de beleza natural
NOSSAS VIAGENS
Apa kabar = Como vai você?
Conheci Bali através do filme "Comer, Rezar e Amar". Me encantei com a beleza e a paz que aquele lugar transmitia, e decidi que um dia eu estaria ali. Quando eu e meu marido fomos escolher nossos países de lua de mel, meu sonho se tornou realidade.
A Indonésia é um país que abriga milhares de ilhas incríveis, inclusive Bali. Definir um roteiro para esse país foi desafiador, e precisamos unir criatividade e desapego para decidir quais ilhas visitar e quais deixaríamos de fora.
No total, passamos doze dias na Indonésia, e dividimos nosso roteiro em três regiões: Bali, Ilhas Gili e Nusa Penida. E cada uma delas ofereceu uma experiência única.
Bali, a ilha mais famosa da Indonésia, é grande e se locomover por ela é um grande desafio. Os pontos turísticos ficam espalhados pelos quatro cantos da ilha, mas com um pouquinho de organização, foi possível visitarmos os principais.
As estradas em Bali são, na sua maioria, bem estreitas, e uma multidão de motoqueiros dividem a pista com os poucos carros que circulam na região. No começo, até pensamos em alugar uma moto para nos dar mais liberdade na viagem, mas depois que vimos ao vivo o caos do trânsito, agradecemos a nossa decisão de não fazer isso.
Ficamos hospedamos em Ubud, na região central da ilha. Isso nos permitiu explorar a ilha, nos maravilhar pela cultura e simpatia das pessoas, conhecer templos, lindas praias, balanços gigantes, comidas deliciosas e, claro, andar pelos seus famosos campos de arroz.
Os campos de arroz foram meu caso de amor. É tudo tão verde e lindo, as plantações se estendem a perder de vista. Eu senti uma paz tão grande no coração, como se tivesse encontrado um lugar em que tudo está bem.
O que me surpreendeu em Bali é que apesar de ter se tornado um lugar famoso, é possível ter experiências de luxo sem gastar muito dinheiro. Durante nossa viagem, pudemos ficar em hospedagens com vistas deslumbrantes, experimentar a culinária local em restaurantes lindos e bem decorados, e contratar passeios particulares de carro. Tudo isso a preço muito acessível.








As Ilhas Gili são um conjunto de três ilhas – Gili Meno, Gili Air e Gili Trawangan. Tivemos a oportunidade de conhecer todas as três.
Cada ilha tem suas próprias praias únicas, com águas cristalinas, areia branca e palmeiras balançando ao vento. São um verdadeiro paraíso tropical em miniatura.
Para chegar até as Ilhas Gili vindo de Bali, a melhor opção é o barco rápido (ferry boat). O trajeto dura em média duas horas. Para transitar entre as ilhas, há barcos pequenos que fazem esse trajeto em vários horários durante o dia, e você pode escolher passar apenas o dia ou ficar hospedado nelas.
A Gili Trawangan é a maior das três ilhas. E apesar desse título, levamos apenas uma hora para rodar por ela de bicicleta. É uma ilha agitada, com vários jovens procurando festas e diversão. Há restaurantes por toda a praia. E por aqui tivemos a oportunidade até de assistir uma sessão de cinema na areia.
A Gili Air e GIli Meno são menorzinhas, rústicas e bem tranquilas. Além das praias exuberantes, são o destino perfeito para relaxar e aproveitar bastante a beleza natural. Parecia que estávamos no nosso paraíso particular.
Ficamos hospedados na Gili Meno e Gili Trawangan, e amamos a experiência de ficar em lugares tão diferentes um do outro, apesar de tão pertos.






Nusa Penida está há uns trinta minutos de ferry boat de Bali, e é a ilha instagramável, de onde vemos as fotos mais lindas e famosas. Alguns penhascos formam paisagem tão surreais, que parecem que saíram de um filme. Foi emocionante estar ali!
As praias da ilha, apesar de serem apaixonantes, nem sempre são adequadas para banhos. Algumas praias são violentas, com ondas grandes e fortes. Outras não tem areia, com o mar batendo diretamente no penhasco. Mas isso não nos impediu de entrar na água. Fizemos um passeio que nos levava para mergulhar com arraias gigantes em alto mar, e foi incrível essa sensação.
As estradas em Nusa Penida são ainda mais estreitas que em Bali (como se isso fosse possível!). Por isso, também contratamos passeios com guias particulares. E para nós, foi uma ótima escolha. As praias de Nusa Penida são um espetáculo à parte, e os guias nos levaram nos lugares certo para as melhores imagens.






Dica extra: Analise se o mês que você quer ir é o melhor mês para conhecer as ilhas da Indonésia. Devido à época de chuvas, há períodos certos para visitá-la. Leve seu snorkel e não se esqueça dos remédios contra enjoo (para as muitas viagens de barco).
Nossa opinião final: Passear pelas ilhas da Indonésia é uma experiência de explodir o coração de emoção. Era o meu sonho em tempo real. Foi a primeira vez que eu quis ficar sem data para ir embora. Vá à Indonésia pelo menos uma vez, conheça o máximo de ilhas que seu roteiro permitir, e aproveite para viver uma experiência de luxo, sem gastar muito.
Terima kasih! = Obrigada!