Havaí, um paraíso no Pacífico
NOSSAS VIAGENS
Aloha!
A primeira vez que vi o Havaí no mapa achei que era brincadeira do Google. Como é possível que pequenas ilhas no meio do Oceano Pacífico, quase imperceptíveis no mapa, possam esconder paisagens tão lindas?


O Hawai, que poderia até ser um país, é apenas um estado dos Estados Unidos da América. Ele é um conglomerado de ilhas, mas destas, apenas quatro são as principais. E transitar pelas ilhas de avião chega a ser divertido de tão rápido que é. Em menos de vinte minutos voando, nós já estamos no próximo destino paradisíaco. Então, com um pouquinho de organização e alguns voos, foi fácil conhecermos três dessas ilhas principais: Oahu, Maui e Kauai.
Oahu é a ilha que abriga a capital do estado do Hawai, Honolulu. É a ilha mais desenvolvida e populosa, com vários prédios modernos, vida noturna e muitos jovens. É aqui que você vai encontrar agitação, aulas de surf e aquelas famosas ondas gigantes em que surfistas do mundo todo vem se aventurar. Mas apesar de ter muitas praias espetaculares, para nós o ponto mais alto dessa ilha foi o Hoʻomaluhia Botanical Garden. É um enorme jardim botânico, no meio da ilha de Oahu, cercado por montanhas e muitas árvores. A visitação é gratuita e você pode percorrê-lo de carro, e parar nos vários estacionamentos ao longo do parque para caminhar, tirar fotos instagramáveis e contemplar essa paisagem surreal a pé. Caminhar por entre as árvores e ver o topo das montanhas dividindo os céus com as nuvens me fez sentir dentro do Jurassic Park (sem os dinossauros, claro).






Maui, lembrada infelizmente pelo trágico incêndio que destruiu toda uma cidade, abriga uma natureza espetacular, com várias praias de cair o queixo. Praias de areia branca, água azulzinha e um toque verde da floresta. Mas para nós a cereja do bolo foi a “Road to Hana”, uma famosa estrada que percorre o litoral da ilha de Maui, e nos faz dirigir por uma estrada bem apertada no meio da floresta, descobrindo cachoeiras ao longo do caminho, árvores de tronco colorido e muitos mirantes para apreciar a paisagem da estrada.




A ilha de Kauai é um verdadeiro tesouro escondido. As praias mais incríveis estão aqui, com águas calmas e transparentes, de temperatura agradável, cercada por muitas montanhas e florestas. Mas a ilha tem muito mais a oferecer além das suas praias magníficas, por isso, se possível, faça como nós e reserve um passeio de helicóptero para que você possa desfrutar melhor ainda da experiência que é visitar essa ilha. Seus despenhadeiros grandiosos, cachoeiras escondidas no meio da floresta e praias inacessíveis por terra foi uma experiência que encheu meus olhos de lágrima e meu coração de alegria.








Independente de qual ilha você decida visitar, algumas coisas todas elas têm em comum: o azul translúcido do mar, o verde das florestas, suas montanhas de formatos únicos, e claro, o povo havaiano. Um povo receptivo, alegre, prestativo, que esbanjam sorriso no rosto, colares de flores e pranchas de surf.
Dica extra: O Centro Cultural Polinésio fica na ilha de Oahu e vale muito a pena a visita. É um parque temático que conta um pouco sobre a cultura dos povos polinésios (primeiros habitantes do Havaí). Você tem a oportunidade de aprender vários trabalhos manuais feitos por eles (e até fazer seu próprio colar de flores), e no fim da noite, um lindo show representando as ilhas polinésias. Ah, e não deixem de experimentar o poke, um prato típico da culinária havaiana e com influência japonesa. Uma delicia!
Nossa opinião final: De todas, Kauai é a ilha mais impressionante de todas. E se você tiver que conhecer apenas uma ilha, que seja essa (mas eu espero que você aproveite que já está lá do outro lado do mundo e possa conhecer alguma outra também…)
Mahalo!